Mais sobre gaiola de Faraday

Quando escrevi o post anterior, fui explicar para uma escrivã amiga que se tratava do mesmo efeito responsável pelo fato de não sermos atingidos por raios dentro de um carro, que funcionaria como uma “Gaiola de Faraday”. Aí vieram duas perguntas: 1) Um envelope de papel alumínio poderia servir de Gaiola de Faraday? 2) Porque o celular funciona dentro do carro, que é uma “Gaiola de Faraday”?

1) Utilizando uma folha de papel alumínio comum (de embalar alimentos) e o meu celular fiz um teste. Depois, troquei por outro aparalho de outra marca. Ambos ficaram “fora de área”. O site da Paraben diz que o envelope deles é eficiente para várias freqüências. Não foi possível testar a eficiência do alumínio na blindagem do celular, mas se mostrou que ele funciona e pode ser utilizado na ausência da “Faraday Bag” como uma alternativa à perícia tupiniquim com aquele bom e velho jeitinho brasileiro. Outras Gaiolas de Faraday que também bloquearam o sinal do celular foram microondas e panelas de ferro. Abaixo fotos do experimento com o papel alumínio. Uma recomendação técnica é que seja deixado o mínimo possível de fio (cabo USB para realização dos exames, por exemplo) para fora do envelope, evitando assim que o cabo sirva de antena para os sinais eletromagnéticos.

2) Uma das coisas mais gostosas de trabalhar na perícia é que você sempre conhece alguém que pode responder suas perguntas. Enviei essa pergunta por email pra um colega perito Doutor em Engenharia Elétrica, o Gustavo, e a resposta segue abaixo.

“Porque o carro não é uma gaiola perfeita, apenas para uma faixa de freqüências, ou para campo elétrico (lembre-se das janelas). Aliás, esse lance de gaiola de faraday é meio esquisito. São duas coisas diferentes: gaiola de faraday para campo elétrico e para sinais eletromagnéticos. No segundo caso, para se bloquear um sinal eletromagnético, uma das exigências é que eventuais furos não sejam maiores do que o comprimento de onda. No celular, este comprimento é de poucos centímetros, de modo que não precisa ser um alumínio todo fechado (e a janela do carro é suficiente pra passar). Dá uma lida no início de http://en.wikipedia.org/wiki/Faraday_cage