Bonito/MS será o palco de crash tests!

É bonito de ver: veículos acelerando em trajetórias que, fatalmente, vão leva-los à colisão. O estrondo do embate, peças voando, danos nos veículos. Que espetáculo! Calma! Ninguém se machucou. Foi apenas um teste preliminar, uma breve encenação em prol da ciência que denominamos crash test. Sob coordenação de Emerson Reis, um tremendo perito criminal sul-mato-grossense, profissionais da perícia daquele estado conduziram alguns testes antes de anunciarem o que está por vir: um evento marcante, com experimentos ao vivo, muito conhecimento técnico discutido e gerado… Ah! E destruição de carros, claro, em prol da ciência e da perícia!

É o que promete o Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS) ao divulgar o XI Seminário Nacional de Perícias de Crimes de Trânsito e o XIII Seminário Nacional em Identificação de Veículos, a ocorrer entre 17 e 19 de outubro de 2018, com promoção da Associação Brasileira de Criminalística (ABC).

O palco será bonito, literalmente. Afinal, o evento será sediado em Bonito/MS e a divulgação do vídeo dos primeiros crash tests já gerou frenesi na comunidade pericial brasileira. Não é para menos: tais testes permitem o estabelecimento de parâmetros importantes na perícia de acidentes automobilísticos, como coeficientes de deformação que permitem estimar a velocidade com a qual o veículo trafegava antes do embate.

Não há muita dúvida de que o evento será majestoso e inovador. Será uma oportunidade e tanto para conhecer novos métodos baseados em abordagens periciais já realizadas há alguns anos foram do Brasil.

Mais informações podem ser acessadas no site do evento.