RBC publica a edição v. 7, n. 1 (2018)!

A Revista Brasileira de Criminalística (RBC) publicou hoje a edição v. 7, n. 1 (2018)!

Nesta primeira edição do ano de 2018, no estudo Perfil criminal geográfico, novas perspectivas comportamentais para investigação de crimes violentos no Brasil, os autores versam sobre teorias modelos e áreas de estudo, bem como aplicabilidade de contribuições e tecnologias que auxiliem na investigação de crimes violentos em série.

O trabalho científico Contribuição do Banco de Perfis Genéticos da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás com a elucidação de crimes após três anos de funcionamento, é um artigo que adiciona elementos técnicos à discussão constitucional o Banco de Perfis Genéticos, demonstrando sua eficácia na solução de variados tipos de crimes.

A utilização de acelerantes e os principais agentes utilizados para este fim são discutidos no artigo Medidas de prevenção e proteção em casos de incêndios criminosos em edificações, bem como são abordadas possíveis medidas de prevenção contra tal modalidade de incêndio.

É crescente a utilização de fotogrametria por meio de Veículos Aéreos Não Tripulados – VANTs – em exames periciais no campo da Engenharia Forense e das Perícias em Locais de Crimes Ambientais. A obra Influência do uso de pontos de controle de campo na melhoria da acurácia dos dados coletados por meio de VANT nas perícias ambientais versa sobre a qualidade e peculiaridades da utilização desta tecnologia.

Na comercialização de produtos agrotóxicos, de maneira legal ou ilegal, os crimes de contrabando e falsificação geram problemas à saúde pública, ao meio ambiente e à economia. O estudo que resultou no artigo Perfil nacional de apreensões de agrotóxicos pela Polícia Federal, descreve o perfil de apreensão destes produtos no cenário nacional de forma a servir de alicerce para o desenvolvimento de metodologias que auxiliem na repressão de tais delitos.

Por fim a RBC publica uma “LETTER TO THE EDITOR” (Carta ao editor), encaminhada em agradecimento à publicação do artigo “Diatoms in lung tissue: first investigation in Brazil in proving death by drowning”, por Carneiro, et al., 2017.

(texto adaptado do editorial da edição)

Acessem o site da revista! Leiam! É de graça!