A Revista Brasileira de Criminalística (RBC) publicou hoje a edição v. 7, n. 2 (2018)!
Nesta segunda edição do ano de 2018, dois artigos abordam aspectos da segurança ao profissional da perícia. No estudo premiado no Congresso Nacional de Criminalística de 2017 em Florianópolis Bancada de testes de armas de fogo por acionamento remoto, os autores versam sobre um equipamento para minimizar a exposição do perito ao perigo durante exames de arma de fogo.
Já o trabalho científico Influência do revestimento de ambientes na acústica de disparos de armas de fogo, é um artigo devotado a oferecer elementos para a construção de ambientes de perícia de balística forense mais seguros – profissionais especializados trabalhando em ambientes adequados.
Entre os efeitos da violência, estão elementos analisáveis sobre o corpo das vítimas. E esta edição apresenta três relatos de caso que exemplificam a análise pericial acerca destes elementos. São intitulados Cogumelo de espuma em vítima de projéteis de arma de fogo: relato de caso, Sudorese post-mortem: relato de caso e Identificação de segmento corporal – relato de caso e discussão dos aspectos médico-legais. Todos os artigos são da área de medicina legal.
Não são apenas humanos que se configuram em vítimas da violência. Prova disso é que uma área crescente no campo forense é a perícia de animais silvestres e domésticos. Nessa área, o artigo Classificação das lesões de ordem mecânica segundo a traumatologia forense no exame de corpo de delito em animais oferece ferramentas para que o perito possa usar terminologias que facilitem a análise do fato questionado perante o Código Penal.
Por último, a resenha da primeira edição do livro Introdução à Biologia Forense oferece um panorama dos assuntos abordados na obra, como hematologia forense, entomologia forense, genética forense e outros. Recentemente, a segunda edição da obra foi lançada e está disponível neste link.
Convidamos à leitura da segunda edição de 2018 da Revista Brasileira de Criminalística e a provocar a discussão e estudo de temas para inovar a Perícia de Natureza Criminal.
(texto adaptado do editorial da edição)
Acessem o site da revista! Leiam! É de graça!