

S2E03 – DESENTERRANDO VERDADES – Artigo158
O Podcast Artigo158 é iniciativa de dois peritos criminais atuantes na Polícia Técnico-Científica de São Paulo e tem por objetivo o fomento da discussão sobre ciências forenses e reflexões sobre o cotidiano do perito criminal no país. A ideia central do projeto é trazer, a cada episódio, a apresentação de alguma técnica forense ou trabalho de pesquisa descrita em literatura científica da área, legislação envolvida no processo de perícia, boa prática internacional ou política pública para área debatendo suas características e confrontando-as com o cenário atual da prática profissional do perito criminal.
Diferente de outros podcasts nacionais sobre o tema, o podcast Artigo158 não se dedicará ao lugar comum do conto de “causos” sobre ocorrências policiais, mote da romantização por que passou a profissão em anos recentes, fruto do “efeito CSI”.
Contrariamente a uma visão romantizada acreditamos que tal espaço de discussão e fomento possa influenciar e provocar reflexões sobre o espaço da perícia criminal na sociedade contemporânea, seus objetivos e caminhos para atingi-los, desmistificando a área e reforçando o papel do perito como profissional técnico-científico, dependente de estrutura, capacitação, regulamentação, padronização clara e detalhada de procedimentos, entre outros, para entrega de um produto final útil à sociedade. Também é objetivo do projeto a criação de um ambiente de contato entre os diversos profissionais atuantes no país, para troca de ideias, compartilhamento das dificuldades, de soluções e da humanização do profissional de pericia criminal submetido às condições de trabalho a que são.
Depositamos no projeto, assim, a esperança de que o Artigo158 seja um espaço descontraído para o debate das questões em que a perícia criminal está inserida, ao mesmo tempo que ferramenta para promoção de avanços na área através do debate, divulgação científica e da comunhão de experiências profissionais.
As opiniões aqui presentes são dos idealizadores do projeto e não guardam relação com a instituição em que trabalham. Todo conteúdo desse site está sob licença Creative Commons não comercial – sem derivações CC BY-NC-ND, sendo permitido o download e compartilhamento, desde que com atribuição de crédito e sem alterações. Não é permitido uso para fins comerciais.https://open.spotify.com/episode/54MXBtTplsm4kzFImX5lag?si=oeZp0NnCSRyXEpue-qTmqw
A RBC publica a edição v.11, n.1, 2022
Foram quase 14 longos meses, mas reestabelecemos os fluxos de trabalho voluntário. A Revista Brasileira de Criminalística (RBC) passou por momentos de reestruturação nos últimos anos. Nosso sistema antigo era muito frágil e permitia que ataques hackers corrompessem o sistema e dificultassem o acesso de autores, revisores e editores. E isso aconteceu. Tivemos momentos em…
GENÉTICA FORENSE – HISTÓRICO E APLICAÇÕES NA CIÊNCIA CONTRA O CRIME
Depois que cumprimos nossa função, somos descartados. Mas os genes são para sempre. (Richard Dawkins, “O gene egoísta”) O ácido desoxirribonucleico (DNA) contém a informação genética humana, sendo o seu conjunto conhecido como genoma. O genoma está presente no núcleo das células, possui cerca de 3 bilhões de pares de nucleotídeos dispostos em bases púricas…
Os sete princípios das Ciências Forenses da Declaração de Sidney
Em maio deste ano a I.A.F.S (International Association of Forensic Sciences) emitiu um documento com os sete princípios das Ciências Forenses, considerando as novas perspectivas dos avanços tecnológicos e sua confiabilidade perante a comunidade científica da área perante a resolução ou prevenção de crimes. Visando um ganho a longo prazo, a IAFS vem atuando em…
Não conseguiu encontrar o que procura? Use o formulário de busca para pesquisar no site.
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.